terça-feira, 24 de abril de 2007


Manias


Manias, rotina, vícios, "viagens", prazeres do cotidiano...enfim, pode dar o nome que quiser! Todo mundo tem as "suas"/"seus" e ai de quem se meta com elas!

Na verdade posso dizer que não sou uma pessoa "de rotina". Gosto de fazer sempre coisas diferentes, pegar caminhos alternativos, não jantar a mesma coisa todo dia (as vezes nem jantar, só pra variar um pouquinho...), dormir em horários diferentes. Mas é engraçado, e divertido, como as pessoas podem ser, e são, diferentes! tem gente que abomina as diferenças, eu prefiro me divertir com elas, e dar boas risadas numa roda de amigos descobrindo as loucuras de cada um.

Até algum tempo atrás, eu costumava ter uma vida em que todos os dias de manhã eu tinha que realmente raciocinar antes de sair de casa. Pensar no caminho que faria naquele dia. Isso não acontece com a maioria das pessoas, porque normalmente todos vão sempre para o mesmo lugar. Para mim era diferente, por isso, não podia acionar o piloto automático do meu carro e pedir que ele fosse sozinho. Hoje já não acontece mais isso, vou, quase que todos os dias (exceto quando estou viajando) para o mesmo lugar. Acho que isso acionou algum mecanismo intero na minha cabeça de que eu tinha que criar alguma coisa nesse pequeno espaço de tempo pra me distrair, ao invés de simplesmente acordar, me arrumar, pegar o carro e ir pro trabalho. E assim o fiz! descobri que o posto de gasolina perto da minha casa tem um café maravilhoso, que as pessoas que lá trabalham são amáveis, então todos os dias passo por ali de manhã, converso com as pessoas, pego meu café e ponho o pé na estrada. Alguns podem dizer: "mas que coisa mais sem graça", ou "isso é coisa de gente louca", "porque não toma café em casa?". Mas eu digo, isso pra mim faz todo o sentido, trata-se de um "gap" ou uma lacuna entre minha casa e o trabalho, e ter esse tempo me faz incrivelmente bem, me dá uma sensação de liberdade, e minha alma rebelde fica bem mais feliz, por não ter que seguir direto da casa para o trabalho!

Mas garanto, já tomei conhecimento de criaturas mil vezes mais loucas, que tem manias um milhão de vezes mais insanas e questionáveis. Tem um que não come depois das 7 da noite porque tem medo de morrer engasgado durante a noite; tem outro que é bem magrinho mesmo, mas não come nada que possa engordar, sei lá, geração saúde e essas coisas; esse mesmo, não faz nada se não for combinado com antecedência - acho que o cérebro dele entra em pânico e ele não consegue tomar nenhuma atitude sem que um formulário de requisição tenha sido devidamente preenchido com certa antecedência; enfim, tem doido pra tudo nesse mundo!

Tenho alguns primos que são as maiores figuras com as quais já me deparei na vida. São absolutamente fora do normal, mas "enganam" qualquer pessoa com suas aparências respeitáveis (ahahaha). O ápice da diversão para um deles é monitorar as minhas "obsessões" e controlar agendas alheias. Vou explicar: eu tenho obsessões temporárias, normalmente semanais ou mensais, que se referem na maioria das vezes a comida. Como esse é o tal cara das manias de não comer nada que não seja saudável e de ter uma "rotina" pra comida, ele simplesmente fica apavorado e surpreso com os meus hábitos alimentares. Isso acontece exatamente pela minha total falta de "hábito" no que se refere a comida. E as minhas "obsessões" existem por esse motivo. Estou sempre buscando uma novidade (geralmente não saudável) para o meu cardápio noturno e de fim-de-semana, e quando descubro algo que gosto, fico comendo aquilo por algum tempo, até enjoar e desistir, aí mudo pra outra grande e insana idéia. E assim, ele se diverte ora rindo, ora fazendo críticas construtivas, ora somente enchendo minha paciência por conta da minha forma de ser.

O que quero dizer com isso tudo é: viva sua vida da forma que achar melhor, não importando o que os outros pensam e se eles vão te julgar ou não. A beleza da vida está nas diferenças e a graça do cotidiano está em se divertir com as coisas simples.

Nenhum comentário: