segunda-feira, 26 de abril de 2010

Já sou mamãe!

Nem acredito que a última vez que escrevi foi em agosto de 2009! O que está acontecendo com o tempo? o que está acontecendo conosco? somos nós ou o tempo, quero dizer, quem passa por quem?

Dificil saber, mas o fato é que o tempo passou e já fazem 4 meses que Joaquim chegou a esse mundo. Parece incrível pensar que tenho um filho! Vocês vão perceber que repito isso com uma certa frequência, como quem quer se certificar de que é verdade, como quem precisa ter certeza de que isso está realmente acontencendo. Por que? Não sei, mas desconfio que seja porque é mesmo um milagre! E nós, mulheres (sem desmerecer a participação masculina no processo, é claro) somos protagonistas deste milagre! Um milagre que, inegavelmente, só pode vir de Deus, desse "Ser" maior que tudo que há no mundo, alguém tão perfeito, puro e cheio de amor.

A experiência do parto - que no meu caso, acreditem, foi normal! - é por si só algo sublime. Apesar da dor e apreensão sentidas pela iminência do nascimento, todo o processo é lindo e termina num chorinho e no primeiro contato físico com aquele ser tão pequeno que acaba de chegar por meio de nós. As pessoas que contribuem e trabalho pra que tudo isso dê certo, na minha opinião, são fantásticas! Não é um trabalho fácil, mesmo porque nós, as mães, nos momentos de dor não falamos coisas tão lindas assim ou de que possamos nos orgulhar (rss...) mas eles são muito atenciosos, tem infinita paciência e afeto conosco.

E aí começa a vida com esse "serzinho" tão pequeno, tão indefeso e tão dependente, que só precisa de cuidados simples e todo nosso amor e carinho pra se desenvolver. O início não é fácil, é muita coisa pra aprender em pouco tempo, tudo - absolutamente tudo - é novidade, não é nada que tenhamos feito antes - não importa quão complicado seja o seu trabalho, acredite, isso é bem mais desafiador! rss....

Bem, acho que agora o texto já ficou muito longo, então vou deixar o resto pra outro texto, outra hora. Aliás, não dá mais pra fazer o que quero na hora que quero, essa é uma das verdades sobre a maternidade! rss.. mas não importa, estou feliz! pelo meu bebê tudo vale a pena!