segunda-feira, 14 de maio de 2007

Tempo e Espaço

Tudo parece normal. A vida segue seu curso. O tempo não dá trégua, os espaços mudam a todo instante. E nossa condição, humana, vai desfilando nesse palco que chamamos vida. Tudo muda a todo instante, é preciso estar preparado. Mas o que significa mesmo estar preparado? Alguém realmente está?

As relações pessoais se entrelaçam e se expandem a cada minuto das nossas vidas. A família e amigos próximos são sempre nosso porto seguro, não importa onde estejamos ou o que estamos vivendo.

O tempo passa, todos nós envelhecemos, e nesse processo natural sabemos onde tudo vai dar. Nós já vimos acontecer muitas vezes, com muitas pessoas, mas negamos constantemente esse momento, evitamos pensar ou falar sobre ele. É sempre muito doloroso para nós pensar num momento de separação, que a principio pode parecer eterno, dentro dessa relação espaço tempo em que vivemos.

E você espera, e vive, e espera, e vive, e torce pra que nunca aconteça, mesmo sabendo que é inevitável. É um misto de temor do desconhecido com o despreparo face a não praticarmos o desapego, das pessoas e das coisas.

Então, o que é estar preparado? Eu arrisco uma possibilidade, na qual acredito hoje: a relação com o Divino, com um ser superior, alguém que a tudo comanda, que nos ampara e nos conforta, que conhece todas as verdades e todas as coisas, que sabe porque tudo acontece da forma que acontece. Mas mesmo assim, como seres em evolução que ainda somos, temos imensa dificuldade em "simplesmente" ter fé e confiar. Temos medo de nos lançar nesse mar desconhecido e enfrentar as nossas dores e os nossos desafios.

E assim vamos nos amparando, uns aos outros, da forma que podemos, e caminhando na direção Dele, na esperança de um dia nos libertar de todas as amarras que nos mantém refém de nossos medos, inseguranças e incertezas.