quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Andando pelo Mundo

Inspirada na minha seção "Andando pelo Mundo" resolvi escrever sobre o tema. Como é louco isso de estar em tantos países diferentes num curto espaço de tempo. Vemos tantas coisas, iguais e diferentes, mas é certo que sempre buscamos alguma referência, algo que nos faça recordar lugares e situações que já conhecemos. Isso nos faz sentir seguros, e nos faz pensar que somos mais adaptáveis.

Falar outras linguas então! isso sim pode dar um nó na cabeça. Às vezes me saem frases que estão parte em português, parte em inglês e parte em espanhol. Eu ouço e falo espanhol com as pessoas daqui, escrevo em inglês porque senão quem vai ler não vai entender uma vírgula, e vejo meu computador e minhas referências em português. Chega uma hora que nem faz mais tanta diferença....pode escolher qualquer lingua que a gente se vira.

Mas é verdade também que a questão da lingua pode ser angustiante muitas vezes. Uma das piores sensações é querer se expressar e não conseguir. Saber que não passou a mensagem certa ou que não se consegue transmitir uma idéia. Isso te limita incrivelmente! Você se sente quase um tolo, incapaz de se socializar.

Mas enfim, descobri também que a maioria dessas barreiras são de alguma forma trasnponíveis, e que a nossa capacidade de fazer e aprender coisas parece às vezes ilimitada!

Bem, fico por aqui, porque agora tenho que pedir em português um documento em espanhol, enviado por uma empresa meio americana meio mexicana, que está bem na fronteira entre os dois países, que por sua vez recebeu produtos da França, feitos com matéria prima japonesa. Esse é o melhor significado que encontrei para traduzir a palavra Globalização....

Nenhum comentário: